ÁREA DO PROFESSOR

Bem vind@s à ÁREA DO PROFESSOR, o espaço do nosso site dedicado ao compartilhamento de conteúdos gratuitos e oportunidades formação aos profissionais da educação básica!

 

Nas Rodas de Conversa do Programa de Apoio nós reunimos educadoras e educadores para refletir sobre temas importantes da atualidade e que estão ligados às potências pedagógicas da tecnologia e da linguagem audiovisual.

Ementas das Rodas de Conversa

Roda de Conversa 1 - Como trabalhar com o audiovisual em tempos de transformação digital na educação?

Com Sônia Goulart (Uma das organizadoras do CONANE e do ENA - Encontro de Educação de Nostra América) e Rafael Romão (Especialista em Educação Audiovisual da ONG Recode e coordena o projeto Cineasta 360°).

A pandemia acelerou de forma desigual e involuntária o processo de transformação digital da sociedade. A mudança de paradigma que estamos vivendo apresenta possibilidades inéditas e desafios de adaptação às nossas formas comunicação e trocas mediadas por aparelhos tecnológicos e interfaces digitais. Ao observarmos o impacto da transformação digital na educação, constatamos de imediato a necessária apropriação da linguagem audiovisual e o desenvolvimento de metodologias que tornem mais efetivas e significativas as práticas de ensino-aprendizagem remota e híbridas. Além disso, a dependência dos recursos tecnológicos recoloca a questão da inclusão digital e do direito da criança e do adolescente a um ensino de qualidade. Quais são as possibilidades metodológicas e ferramentas disponíveis para oferecermos uma educação audiovisual mais inclusiva e democrática?

 

Roda de Conversa 2 - Saber e fazer educação audiovisual: desafios e dificuldades

Com Viviane Cid (Professora da rede municipal de Niterói, iniciou sua relação com o audiovisual em um curso de formação da UFF) e José Correia Júnior (Trabalha com Tecnologia, Direitos Humanos e Cinema nas Escolas em municípios da GRE Vale do Capibaribe/PE).

Atualmente, a tecnologia audiovisual habita o cotidiano dos profissionais da educação como nunca! Se, por um lado, a presença das imagens e sons em nossas vidas é extremamente familiar; por outro, as potências pedagógicas dessa linguagem ainda são desconhecidas ou pouco elaboradas pelas professoras e professores da educação básica. Dentre os inúmeros obstáculos relatados, destacam-se as dificuldades técnicas, a ausência de recursos nas escolas e o desconhecimento de metodologias. O resultado disso é que temos um histórico recente de aversão ao trabalho com o audiovisual nas escolas que seja diferente de exibição ocasional de filmes. A boa notícia é que é possível fazer educação audiovisual de qualidade e com poucos recursos. Quer saber como? E se você já faz, topa compartilhar com quem precisa?

 

Roda de Conversa 3 - Relatos docentes: experiências com o audiovisual na perspectiva interdisciplinar

Com Inês Teixeira (Professora da UFMG/UFPB. Pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema (FAE/UFMG) e Leila Rocha Coelho (Diretora da Escola Nossa Senhora do Carmo e membro fundadora do Núcleo de Apoio à Educação Transformadora da PB).

A prática de produzir imagens e sons abre um campo amplo de possibilidades pedagógicas na medida em que engaja educadoras e educandos na investigação da realidade, no acesso aos saberes e na produção de narrativas sobre suas descobertas e criações. Nessa roda de conversa vamos escutar relatos de educadores e educadoras que inventam modos potentes de mediar experiências de aprendizagens inter e transdisciplinares através da linguagem audiovisual.

 

Roda de Conversa 4 - Criação de trilhas de aprendizagens híbridas com imagens e sons

Com os participantes do Workshop: Criação de trilhas de aprendizagens híbridas com imagens e sons, promovido durante o Programa de Apoio em Educação Audiovisual.

Muito prazer, ensino híbrido! Esse nome já faz parte das nosso repertório coletivo, e desperta em muitos educadores uma grande interrogação, medo, preocupação, resistência... mas também criatividade. Acreditamos que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, esse formato veio para ficar e pode se tornar um grande aliado no processo de ensinar e aprender. Isso porque ele abre um campo de possibilidades educativas para além dos limites dos tempos e espaços escolares, o que facilita a ampliação do conceito de currículo, das práticas de acesso e construção de conhecimentos, e da relação dos estudantes com o seu território, comunidade e familiares, o que torna a aprendizagem mais significativa. Nesse processo, as ferramentas digitais e audiovisuais são imprescindíveis para a consolidação dessas novas formas de pesquisa e interação com o conhecimento. Bora refletir mais sobre isso?

Nesse workshop você vai aperfeiçoar o seu processo de planejamento e criação de trilhas de aprendizagens híbridas, aplicando em suas demandas atuais. Para te ajudar, nós vamos compartilhar saberes técnicos e pedagógicos, ferramentas e processos de criação audiovisual. Além disso, promovemos mentorias para ajudar o grupo a resolver as dificuldades apresentadas.

Acesse conteúdos gratuitamente e transforme a tecnologia audiovisual em uma aliada
no processo de ensino-aprendizagem!