DIÁLOGOS: CINEMA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - CURSO DE INICIAÇÃO À PEDAGOGIA DO CINEMA

O curso Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos - Curso de iniciação à Pedagogia do Cinema foi o nosso primeiro Programa de Formação de Professores, e tem a proposta de apresentar os saberes, metodologia e recursos didáticos necessários para o desenvolvimento de práticas educativas com o audiovisual e o cinema articuladas com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, e com isso mediar processos criativos e experiências de aprendizagens significativas com os estudantes.

Com oito edições entre 2016 e 2019, beneficiamos mais de 250 educadores de cerca de 70 instituições dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Essa experiência nos deu condições desenvolver novas propostas de formação de professores, e durante a pandemia lançamos o Programa de Apoio em Educação Audiovisual, voltado para a implementação das práticas de Educação Audiovisual no contexto do Ensino Remoto e Híbrido.

O curso Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos é dividido em 6 módulos: (1) Introdução à Pedagogia do Cinema; (2) Criatório de Cineclubes Educativos; (3) Sensibilização à linguagem do cinema; (4) Estruturação do Percurso Criativo; (5) Edição audiovisual e (6) Criação de Filmes-Carta. Cada módulo pode ter de 20 a 40 horas, a depender do formato estruturado em parceria com as instituições proponentes. O conteúdo é trabalhado por meio de práticas de dispositivos de criação audiovisual, rodas de conversa, exibição de filmes com debate e o desenvolvimento de projetos e planos de aula.

Os objetivos dos cursos de formação são:

• Apresentar a metodologia da Semente - Escola de Educação Audiovisual;

• Compartilhar experiências e construir saberes pedagógicos colaborativamente a respeito das contribuições da educação audiovisual e do cinema no âmbito da Educação em Direitos Humanos;

• Apresentar diferentes estratégias de mediação da aprendizagem através da linguagem audiovisual: dispositivos de criação e jogos colaborativos;

• Desenvolver habilidades como a curadoria de conteúdos audiovisuais, prática de cineclubes educativos, leitura crítica de imagens, aplicação de metodologias ativas audiovisuais; mediação de processos criativo-pedagógicos colaborativos.

Em geral, os cursos de formação de professores abrem todos os projetos promovidos pela Semente em parceria com as secretaria, escolas ou instituições culturais. Dentre os projetos contemplados com o Curso Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos, destacamos:

Escola Experimental de Cinema da EMEIF José Albino Pimentel | Inventar com a Diferença

Projeto Cinema no Lina | Secretaria de Educação de Conde/PB

Cartografia de Imagens: filme Carta, formação e experimentação | Programa Rumos Itaú Cultural

 


 

Exemplos dos dispositivos praticados durante o curso

FOTOS