INVENTAR COM A DIFERENÇA 1 - ATELIERS DE CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

A primeira edição do Inventar com a Diferença na Paraíba ocorreu em 2014 com a participação de oito escolas públicas de ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das cidades do Conde e João Pessoa. Dentre elas, sete escolas localizadas no Conde – Escola Marino Eleotério, Escola José Mariz, Escola Antonio Bento, Escola José Albino, Escola Aberlado Alves, Escola Noêmia Alves e Escola Maria Eunice – e uma escola em João Pessoa – Cearte – Centro Estadual de Artes.

Esta edição do projeto envolveu 11 professores e 137 estudantes com idades entre 4 e 70 anos. Foi realizado um curso de formação de professores, e em seguida as escolas parcerias desenvolveram ateliês de criação cinematográfica promovidos pelas professores e supervisionada pela mediadora Ana Bárbara Ramos. Foram produzidos 8 filmes-carta sobre diversos temas ligados aos direitos humanos. O filme-carta dos estudantes do Cearte é um poema sobre a cidade velha de João Pessoa. Já os sete filmes realizados pelas escolas do Conde constituem um inventário da cultura do município a partir do ponto de vista dos próprios moradores, e aborda temas como o coco de roda da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga, o mito do pai do mangue da comunidade de Guaxinduba, a ameaça de desestruturação da colônia de pescadores de Jacumã, a memória de luta e resistência do assentamento Rick Charles, a vacaria da comunidade Boa Água e rito de passagem dos alunos da escola Noêmia Alves e a descoberta do cinema pelos alunos do EJA.

Consideramos esse projeto o marco de nascimento da Semente, uma vez que foi a partir dessa experiência que nos encontramos, nos apropriamos da metodologia do Inventar, e passamos a trilhar nosso caminho a partir da pesquisa e desenvolvimento de práticas de educação audiovisual nas escolas.

 


 

Filmes

Fotos