SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Apoio em Educação Audiovisual foi concebido após uma campanha de escuta de mais de 200 profissionais da educação de todo o país no início da pandemia. O Programa tem o objetivo de compartilhar saberes e ferramentas de trabalho, além de oferecer apoio pedagógico aos educadores da básica.

A primeira edição do Programa de Apoio foi 100% online e gratuita, e ocorreu no mês de Agosto de 2020, e contou com especialistas no tema de todo o Brasil na realização rodas de conversa, workshop sobre criação de trilhas de aprendizagem híbridas e mentorias especializadas. Acesse abaixo o conteúdo da primeira edição!

Após essa experiência, aprimoramos o Programa de Apoio com o objetivo de beneficiar instituições educativas e redes de ensino de todo país, através de consultorias em educação audiovisual, formação de professores e do desenvolvimento de metodologias contextualizadas às singularidades e necessidades pedagógicas das unidades de ensino.

Para saber mais sobre o que nos levou a formular um Programa de Apoio para instituições e educadoras, leia o nosso texto do Blog.

Quer levar o Programa de Apoio para a sua escola? ENTRE EM CONTATO para nos conheceremos melhor!

A cada semana, esperava ansiosamente por aquele encontro com as pessoas por meio de uma janela colorida e falante que me conectava aos meus pares. A cada semana novos amigos, novas parcerias para motivar o aprender juntos. Percebi que cada professora que ali estava representava seus alunos, pensava como aproximar-se mais dos seus estudantes por meio da educação audiovisual. Uma educação potente, movimentada e próxima dos nossos estudantes.

Katyuscia Sosnowski

Professora de ensino médio do Instituto Federal do Paraná / PR

 


 

EDIÇÃO 2020

RODAS DE CONVERSA

Nas Rodas de Conversa do Programa de Apoio nós reunimos educadoras e educadores para refletir sobre temas importantes da atualidade e que estão ligados às potências pedagógicas da tecnologia e da linguagem audiovisual.

Ementa das Rodas de Conversa

Roda de Conversa 1 - Como trabalhar com o audiovisual em tempos de transformação digital na educação?

A pandemia acelerou de forma desigual e involuntária o processo de transformação digital da sociedade. A mudança de paradigma que estamos vivendo apresenta possibilidades inéditas e desafios de adaptação às nossas formas comunicação e trocas mediadas por aparelhos tecnológicos e interfaces digitais. Ao observarmos o impacto da transformação digital na educação, constatamos de imediato a necessária apropriação da linguagem audiovisual e o desenvolvimento de metodologias que tornem mais efetivas e significativas as práticas de ensino-aprendizagem remota e híbridas. Além disso, a dependência dos recursos tecnológicos recoloca a questão da inclusão digital e do direito da criança e do adolescente a um ensino de qualidade. Quais são as possibilidades metodológicas e ferramentas disponíveis para oferecermos uma educação audiovisual mais inclusiva e democrática?

Com a participação de Sônia Goulart (Uma das organizadoras do CONANE e do ENA - Encontro de Educação de Nostra América) e Rafael Romão (Especialista em Educação Audiovisual da ONG Recode e coordena o projeto Cineasta 360°)

 

Roda de Conversa 2 - Saber e fazer educação audiovisual: dificuldades e desafios

Atualmente, a tecnologia audiovisual habita o cotidiano dos profissionais da educação como nunca! Se, por um lado, a presença das imagens e sons em nossas vidas é extremamente familiar; por outro, as potências pedagógicas dessa linguagem ainda são desconhecidas ou pouco elaboradas pelas professoras e professores da educação básica. Dentre os inúmeros obstáculos relatados, destacam-se as dificuldades técnicas, a ausência de recursos nas escolas e o desconhecimento de metodologias. O resultado disso é que temos um histórico recente de aversão ao trabalho com o audiovisual nas escolas que seja diferente de exibição ocasional de filmes. A boa notícia é que é possível fazer educação audiovisual de qualidade e com poucos recursos. Quer saber como? E se você já faz, topa compartilhar com quem precisa?

Com a participação de Viviane Cid (Professora da rede municipal de Niterói, iniciou sua relação com o audiovisual em um curso de formação da UFF) e José Correia Júnior (Trabalha com Tecnologia, Direitos Humanos e Cinema nas Escolas em municípios da GRE Vale do Capibaribe/PE).

 

Roda de Conversa 3 - Relatos docentes: experiências com o audiovisual na perspectiva interdisciplinar

A prática de produzir imagens e sons abre um campo amplo de possibilidades pedagógicas na medida em que engaja educadoras e educandos na investigação da realidade, no acesso aos saberes e na produção de narrativas sobre suas descobertas e criações. Nessa roda de conversa vamos escutar relatos de educadores e educadoras que inventam modos potentes de mediar experiências de aprendizagens inter e transdisciplinares através da linguagem audiovisual.

Com a participação de Inês Teixeira (Professora da UFMG/UFPB. Pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema (FAE/UFMG) e Leila Rocha Coelho (Diretora da Escola Nossa Senhora do Carmo e membro fundadora do Núcleo de Apoio à Educação Transformadora da PB).

 

Roda de Conversa 4 - Criação de trilhas de aprendizagens híbridas

Muito prazer, ensino híbrido! Esse nome já faz parte das nosso repertório coletivo, e desperta em muitos educadores uma grande interrogação, medo, preocupação, resistência... mas também criatividade. Acreditamos que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, esse formato veio para ficar e pode se tornar um grande aliado no processo de ensinar e aprender. Isso porque ele abre um campo de possibilidades educativas para além dos limites dos tempos e espaços escolares, o que facilita a ampliação do conceito de currículo, das práticas de acesso e construção de conhecimentos, e da relação dos estudantes com o seu território, comunidade e familiares, o que torna a aprendizagem mais significativa. Nesse processo, as ferramentas digitais e audiovisuais são imprescindíveis para a consolidação dessas novas formas de pesquisa e interação com o conhecimento. Bora refletir mais sobre isso?

Com a participação de integrantes da Oficina "Criação de trilhas de aprendizagens híbridas com imagens e sons", oferecida durante a primeira edição do Programa de Apoio em Educação Audiovisual.

WORKSHOP - CRIAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDAS COM IMAGENS E SONS

Nesse workshop gratuito você vai aperfeiçoar o seu processo de planejamento e criação de trilhas de aprendizagens híbridas, aplicando em suas demandas atuais. Para te ajudar, nós vamos compartilhar saberes técnicos e pedagógicos, ferramentas e processos de criação audiovisual. Além disso, promovemos mentorias para ajudar o grupo a resolver as dificuldades apresentadas.