Virada Educação Conde/PB (2017 - 2019)

Em 2017, o grupo Semente Cinematográfica produziu a primeira edição da Virada Educação no Estado da Paraíba em parceria com as escolas municipais José Albino Pimentel e Lina Rodrigues do Nascimento, ambas da comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, no município do Conde-PB.

A Virada Educação é um evento de abrangência nacional coordenada pelo Movimento Entusiasmo, e consiste na ocupação de territórios educativos com ações artístico-culturais e educativas voluntárias com o objetivo de compartilhar saberes e habilidades e experiências.

A realização do evento na comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga resultou em um dia de celebração, repletos de atividades para ocupar os territórios criativamente. Sua programação foi constituída de forma colaborativa e solidária, e envolveu voluntários da comunidade e de João Pessoa na promoção de rodas de diálogos, vivências, oficinas, trilhas, mostra de filmes e apresentações artísticas.

O impacto na comunidade escolar foi tão impactante que as escolas receberam o apoio da Secretaria de Educação de Conde para e incorporaram o evento na sua agenda nos anos seguintes!

 


 

Fotos