A SEMENTE - ESCOLA DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL realiza formações com instituições e professores interessados em introduzir a tecnologia e a linguagem audiovisual em suas práticas como forma de inovação dos processos de ensinar e aprender.

Através de uma metodologia que incorpora a linguagem audiovisual na cultura escolar, propomos uma concepção de educação baseada na afetividade, no comprometimento com o mundo e com o desenvolvimento integral do ser humano.

A educação audiovisual, antes de ser uma inovação das práticas de ensino-aprendizagem, é uma possibilidade de promover encontros... dos estudantes consigo mesmos, com o outro e com o mundo, encontros com a comunidade escolar, com o território e a natureza, com os valores da cidadania, da ética e do humanismo... encontros com os seus próprios saberes e os saberes que estão no mundo.

Como podemos contribuir nessa direção? Através de cursos de especialização e do desenvolvimento e contextualização de metodologias ativas com o audiovisual, que articula os dispositivos de produção de imagens e sons com os diferentes recursos pedagógicos já utilizados pelas professoras, com o objetivo de potencializar suas práticas e qualificar as experiências de aprendizagem na escola.

Desenvolvemos uma matriz pedagógica que articula a tecnologia e a linguagem audiovisual com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).