Por que criamos uma caixa para inspirar professoras?

Em julho de 2020 o Semente lançou a Caixa de Inspiração, um app gratuito feito para apoiar as pesquisas e o planejamento de professores e professoras da educação básica (mas não apenas!) no âmbito da apropriação do audiovisual em sala de aula.

Todos nós do setor da educação sentimos o forte impacto da pandemia na nossa vida profissional, e para as profissionais da educação básica, esse impacto foi muito difícil. A necessária adaptação forçada ao formato do ensino híbrido, a pressão dos gestores escolares e das famílias, as dificuldades técnicas e a falta de engajamento dos estudantes, dentre outros fatores, configuraram uma realidade de muita tensão e ansiedade, mas também de desenvolvimento de novas habilidades pedagógicas.

Destacada como uma das opções mais viáveis para lidar com a ensino remoto, a linguagem audiovisual ganhou centralidade na promoção de experiências de aprendizagens dos estudantes no período da quarenta, e posteriormente no movimento gradual de abertura das escolas para o formato do ensino híbrido.

As professoras fizeram o máximo que puderam nesse período, e merecem todo o nosso respeito. Acompanhamos relatos de boas soluções encontradas, em que os vínculos com os estudantes foram preservados e refletiram em boas experiências de aprendizagem. No entanto, infelizmente muitas professoras relataram que as dificuldades técnicas e a falta de repertório para lidar com a linguagem audiovisual com criatividade e segurança resultaram na promoção de experiências de aprendizagem muitas vezes de baixa qualidade e cansativas para os estudantes, impactando a confiança das famílias nas escolas.

Para saber mais sobre o impacto da pandemia nos professores, veja a pesquisa da Nova Escola sobre o tema.

Foi nesse contexto que estabelecemos um diálogo com 200 professoras da nossa rede em uma campanha de co-criação de soluções pedagógicas para os problemas atuais da educação. Muitas delas relataram que investiam muito tempo pesquisando – na internet, com familiares e colegas – os textos, vídeos, cursos, tutoriais e materiais didáticos para incorporar o audiovisual em suas práticas. Além de cansativo, os resultados obtidos após horas de pesquisa nem sempre são confiáveis e relevantes para um profissional da educação, uma vez que foram produzidos para atender às demandas de outros setores.

Assim nasceu a Caixa de Inspiração, com o objetivo de centralizar o acesso aos conteúdos gratuitos que estão circulando nas redes e podem ajudar concretamente os profissionais da educação! Como nós trabalhamos na área da educação audiovisual há muitos anos, temos um vasto repertório já sistematizado, e sabemos onde procurar e como validar os novos conteúdos que são lançados.

A Caixa de Inspiração virou uma matéria no Portal Luntetas! Clique aqui para acessar.

Nossa proposta com o App foi, portanto, ajudar a diminuir o tempo de pesquisa do educador, e colocá-lo em contato com as diversas contribuições de diversos grupos da sociedade que estão engajados no apoio ao educador! Além disso, ele possibilita um acesso direto do usuário a todos os conteúdos produzidos pelo Semente, além de oportunizar o acesso aos novos cursos com prioridade!

O conteúdo da Caixa é atualizado mensalmente, e estamos abertos às contribuições de todos que se identifiquem com o propósito de inspirar uma das categorias profissionais mais importante do país!

ABRA A CAIXA E BOA VIAGEM!

Por Felipe Leal Barquete

GRUPO SEMENTE CINEMATOGRÁFICA

Para saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui.

Deixe uma resposta