Diversidade. Hibridismos. Geografias. Territórios. Polifonia. Redimensionamento de fronteiras, diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior. Esses são alguns dos conceitos que norteiam as ações do Itaú Cultural e estão na gênese do programa Rumos.

Em parceria com o Rumos, desenvolvemos os seguintes projetos:

Cartografia de imagens: filme-carta, formação e experimentação

I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora na Paraíba. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Na Paraíba, é executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Em parceria com o programa Centelha, estamos desenvolvendo o seguinte projeto:

Escola Semente - Formação de professores em educação audiovisual (lançamento dos cursos em breve)

A FINEP é uma empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Em parceria com a FINEP, estamos desenvolvendo o seguinte projeto:

Escola Semente - Formação de professores em educação audiovisual (lançamento dos cursos em breve)

A FAPESQ é um órgão integrante do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento da Paraíba através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, atendendo às necessidades sócio-econômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável.

Em parceria com a FAPESQ, desenvolvemos os seguintes projetos:

I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba

Escola Semente - Formação de professores em educação audiovisual (lançamento em breve)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba contribuiu em ações de formação de professores e eventos da área da educação audiovisual, através do apoio da Prof.Dra. Inês Teixeira e da Prf. Dra. Maria Eulina Pessoa de Carvalho.

Em parceria com o Rumos, desenvolvemos os seguintes projetos:

I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba

Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos

Fruto de uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Inventar consiste em formar e acompanhar educadores de escolas públicas do país para a realização de trabalhos audiovisuais com estudantes sobre a temática ‘Cinema, Educação e Direitos Humanos’.

Em parceria com o Inventar, desenvolvemos os seguintes projetos:

Projeto Inventar com a Diferença - Ano 1 (Paraíba)

Escola Experimental de Cinema da EMEF José Albino Pimentel (Conde/PB)

 

O Comkids é uma iniciativa para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.

Em parceria com o Comkids, desenvolvemos o seguinte trabalho:

Jornadas de Ciência e Educação do Science Film Festival Brasil 2020

A Escola de Inventor foi fundada em 2015 com o objetivo de aprofundar a adoção da cultura maker e do ensino e aprendizagem STEAM dentro das salas de aula. Atualmente promove formação inicial e continuada de professores, e cursos para alunos de diversas faixas etárias.

Em parceria com a Escola de Inventor, desenvolvemos o seguinte trabalho:

Jornadas de Ciência e Educação SFF Brasil 2020 - Crianças por dentro da ciência

 

A Escola Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Carmelo, tem uma proposta de educação popular e humanizada, trabalhando com outras dimensões do ser humano além da cognitiva, centrada em valores humanos de dignidade, respeito, fraternidade e solidariedade.

Em parceria com o Rumos, desenvolvemos o seguinte projeto:

Cartografia de imagens: filme-carta, formação e experimentação

A Prefeitura Municipal de Conde/PB apoiou o desenvolvimento de vários projetos do Grupo Semente Cinematográfica desde 2014, atravessando várias gestões e consolidando um trabalho de referência em Educação Audiovisual nas escolas do Quilombo Gurugi-Ipiranga.

Em parceria com a Prefeitura de Conde, desenvolvemos os seguintes projetos:

Escola Experimental de Cinema da EMEIF José Albino Pimentel / Projeto O Cinema e as Palavras

Projeto Cinema no Lina / Canal Viva Quilombola!

O Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba (NETPB) articula representações de diversos segmentos: Secretarias de Educação estadual e municipais, educadores da UFPB, UEPB, escolas públicas, particulares e comunitárias, ONG’s, startups, artistas populares e educadores sociais.

Em parceria com as instituições do NETPB, desenvolvemos o seguinte trabalho:

CONANE PB 2019 - Edição paraibana da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação

Iniciativa que congrega professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do âmbito do cinema e do audiovisual para compartilhar experiências e somar esforços no intuito de viabilizar ações conjuntas relacionadas a essas áreas.

Em parceria com a Rede Kino, desenvolvemos o seguinte projeto:

I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba